quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Itaituba celebra 159 anos de fundação!

Itaituba celebrou 159 anos de emancipação política com muita festa e homenagens dignas da soberana do rio Tapajós, e a aniversariante, mais uma vez se mostrou no espaço regional com sua unidade cultural e preparada para os desafios do futuro, privilegiando seus filhos com mais saúde, educação, políticas sociais e diversidade econômica.

IMG_1829
As comemorações alusivas ao seu aniversário (15 de dezembro) começaram dia 14 com uma grande festa na orla, e na ocasião, houve a apresentação de bandas, cantores locais, show pirotécnico e na meia noite foi cantado o tradicional “parabéns”, e em seguida, houve a apresentação do cantor Léo Magalhães. No dia 15, houve um saboroso Café da Manhã e inauguração da reforma do Museu Aracy Paraguaçu que agora conta com seu acervo catalogado e organizado em stands. 
IMG_1735
Com a reforma o espaço ganhou mais visibilidade e facilidade para a pesquisa de acordo com a área desejada. De acordo com a prefeita Eliene Nunes, a entrega do novo museu atendeu à reivindicação da Associação dos Filhos de Itaituba (ASFITA) e o espaço integra de forma acolhedora a história de Itaituba “o patrimônio histórico do museu faz parte da construção da identidade cultural do município de Itaituba, sua diversidade e sua unidade”, ressaltando “além disso, esse espaço é de grande importância para todos, pois, aqui, as peças em cerâmica, artefatos, publicações de  crônicas e narrativas revelam como e onde tudo começou, e esse começo nos remete à cultura mundurucu que deve ser preservada para as futuras gerações”.
1
Como parte da programação festiva houve no período da tarde, a “Marcha pra Jesus” que reuniu na caminhada centenas de fiéis da Praça do Cidadão até a orla onde bandas locais executaram cânticos de louvor a Deus. Encerrando as comemorações ainda teve a apresentação do cantor gospel Felipão ex-forró moral. O público lotou a orla participando ativamente da programação festiva.
5
Campeonato Itaitubense de Futebol: O futebol itaitubense também foi protagonista nas comemorações alusivas ao aniversário de 159 anos de Itaituba. No Clube de Cabos e Soldados, como nos velhos tempos, um grande clássico entre as equipes do Auto esporte X Itaituba, partida esta que lotou o clube, e quem assistiu viu que o futebol itaitubense vive um bom momento com apoio da prefeitura que trouxe de volta para o gramado essa modalidade esportiva. Foi uma grande final e o Auto esporte levou o primeiro lugar, o segundo lugar foi para o Itaituba e o terceiro pela equipe do flamenguinhos. Os campeões receberam troféus.
2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!