segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Jacareacanga recebe consultório odontológico móvel do Programa Brasil Sorridente

No último 27 de novembro, o município de Jacareacanga recebeu um consultório odontológico móvel, do Ministério da Saúde a partir do Programa do Governo Federal, o Brasil Sorridente.


“Enviamos a solicitação para receber essa Unidade Móvel em 2013, com o objetivo de ampliar o acesso da nossa população ao tratamento bucal de qualidade, priorizando o atendimento as população indígena, comunidades garimpeiras e rural, com isso moradores mais afastados não precisam se deslocar até as Unidades fixas localizadas na sede do município” explica Eliton Vasconcelos – Secretário Municipal de Saúde. Além de Jacareacanga, outros 19 municípios paraense foram contemplados, são esses: Acará, Afuá, Anajás, Chaves, Cumaru do Norte, Curralinho, Irituia, Juruti, Medicilândia, Melgaço, Nova Esperança do Piriá, Pacajá, Placas, Prainha, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras, São João do Araguaia, Viseu e Vitória do Xingu.
"Essa ação permite descentralizarmos a assistência à saúde e dar atendimento à população dentro da região onde as pessoas moram. Trata-se de uma medida estratégica para garantir o acesso aos serviços da rede pública pela população”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Castro. As unidades, doadas pelo Ministério da Saúde às prefeituras, priorizou, para 2015, 117 municípios, sendo que 103 unidades móveis serão destinadas aos municípios do Plano Brasil Sem Miséria para atender, principalmente, a população rural. Do total, sete serão alocadas em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e sete para Consultórios na Rua, criados com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde.
Entre os anos de 2010 e 2013, foram entregues pelo Ministério da Saúde 185 Unidades Odontológicas Móveis, sendo que destas, 25 estão alocadas em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e 160 em municípios pertencentes ao Mapa da Pobreza, ou seja, municípios prioritários para o Plano Brasil Sem Miséria. Com a entrega dessas novas 117 unidades, o Brasil passa a contar com 302 unidades móveis em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. Um investimento total de R$ 46,5 milhões para a compra das unidades e R$ 16,9 milhões repassados anualmente para custeio.
Cada unidade conta com um consultório odontológico completo, com a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês. http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_brasil_sorridente.php

Fonte: PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!