terça-feira, 19 de abril de 2016

Escola Marechal Rondon realiza programação referente ao dia do Índio

Nesta terça feira, 19 de Abril, dia do índio a Escola Marechal Rondon realizou uma vasta programação referente à data.
Esta data comemorativa foi criada em (1943) pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.  A programação envolveu alunos do Baby Class ao 5ª ano nos turnos manhã e tarde. Os alunos apresentaram vários estudos sobre a cultura indígena como, danças, costumes, iguarias, modo de se vestir entre outros. Nas apresentações os alunos se caracterizaram.
A professora Raquel Guimarães que estava acompanhando a programação de perto falou sobre a importância dos alunos terem um pouco mais de conhecimento da cultura indígena, para isso é realizada essa programação todos os anos.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Durante a tarde a indígena a Alessandra Kurap Munduruku esteve na escola palestrando aos alunos, falando sobre o seu povo, também a nossa reportagem sobre a programação.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. A diretora da Escola Eva Nogueira também esteve acompanhando a programação. Segundo ela a programação faz parte da grade curricular da escola. Em entrevista a nossa reportagem pediu mais respeito com a cultura indígena.


Fonte: Junior Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!