quinta-feira, 5 de maio de 2016

HILTON AGUIAR, INTERMEDEIA AUDIÊNCIA NO DNPM E SEMAS, COM GARIMPEIROS DA REGIÃO DO TAPAJÓS:

Na manhã desta quarta-feira (04), o deputado estadual Hilton Aguiar, recebeu em Belém, representantes do setor mineral que atuam na Região do Tapajós.
Os representantes estiveram na capital do Estado, para participar de duas reuniões pré-agendadas pelo parlamentar. A primeira aconteceu na sede do DNPM, na oportunidade foram recebidos pelo Superintendente, Carlos Botelho. No encontro estavam presente uma comitiva de empresários que trabalham na área de garimpo na região do Tapajós, como Luiz Barbudo, Nonato do Anjos, Daurimar Sousa, Marta Nobre, Lindalva Serrão, Daiane Pereira, os vereadores Luiz Fernando Sadeck (Peninha), Iamax Prado, Nicodemos Aguiar e Wescley Tomaz, do empresário Juarez Silva, proprietário da empresa OUROMINAS. além do Deputado Estadual Eraldo Pimenta.

Durante a reunião, os empresários apresentaram suas dificuldades na regularização de suas áreas junto ao órgão, e buscaram informações sobre o cancelamento de PLGs (Permissão de Lavras Garimpeiras) da APA. – Área de Proteção Ambiental Tapajós, onde está localizada os empreeedimentos.
O Superintendente do DNPM, informou, que o cancelamento das PLGs, se deu atendendo uma solicitação do ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, informando que todas as licenças de operações emitidas pela SEMMA do município de Itaituba, referente a área da APA Tapajós, deveriam passar por uma consulta prévia do órgão gestor da APA Tapajós (ICMBIO). O deputado Hilton Aguiar em sua fala, cobrou uma maior proximidade do órgão com a população daquela região, pois a economia dos municípios da região do Alto Tapajós, está baseada na extração de ouro, e a falta de informação e demora na liberação das licenças de funcionamento desses garimpos, poderá instalar um caos econômico para a esta região.
Após sair do DNPM, a comitiva foi recebida pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Luis Fernandes Rocha. Na reunião, o deputado Hilton Aguiar, os empresários e lideranças políticas do município de Itaituba, cobraram agilidade na liberação das licenças para funcionamento de seus empreendimentos. Assim como a implantação de uma regional da SEMAS em Itaituba.  O secretário informou, que estará sendo implantada no município uma regional do órgão, que irá trabalhar junto com o DNPM, e a SEMMA do município, para que os empresários possam acompanhar de perto e agilizar os processos para funcionamento desses empreendimentos no município de Itaituba e região do Alto Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!