terça-feira, 24 de maio de 2016

Polícia Civil já conta com nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Itaituba

O Governo do Pará inaugurou, nesta terça-feira, 24, a mais nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Estado, na cidade de Itaituba, sudoeste paraense.
Localizada na 1ª Rua, bairro Floresta, a nova DEAM passa a contar com prédio próprio para atender especificamente casos de violação de direitos das mulheres nos municípios situados na região do Tapajós. A inauguração aconteceu durante a tarde desta terça feira e contou com as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, coronel Hilton Benigno, da delegada-geral adjunta da Polícia Civil; Christiane Ferreira; Delegada da Mulher de Itaituba Leilane, coronel Roberto comandante do CPR-X, delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, Deputado Hilton Aguiar, representante da Assembleia Legislativa, vereadores e representantes do governo municipal.
Inauguração
Com investimentos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará (FISP) no valor de R$ 790,9 mil, o prédio foi completamente reformado para abrigar a nova Delegacia. Segundo a titular da DEAM de Itaituba, delegada Leilane Reis, o prédio estava desativado há quase um ano e, nesse período, o atendimento estava sendo prestado no mesmo local, onde está sediada a Superintendência Regional do Tapajós e a Seccional de Itaituba. "O imóvel recebeu uma reforma completa com adaptações, e recebeu instalações, computadores e mobília novos", detalha. Ainda, conforme a delegada, a DEAM vai contar em breve com um espaço para brinquedoteca voltado aos filhos das mulheres atendidas na unidade policial. A nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Itaituba tem atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 horas da manhã às 18 horas. A reforma e readequação do prédio da Delegacia da Mulher em Itaituba foi luta do deputado estadual Hilton Aguiar, que sempre esteve empenhado para que investimento pudesse virar realidade. "É como muita alegria que hoje entregaremos mais este investimento para o município de Itaituba." Ressalta Hilton Aguiar
Inauguração da DEAM de Itaituba
INVESTIMENTOS: O delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, ressalta que a nova DEAM passa a contar com uma nova viatura, como parte dos investimentos realizados no município. A delegada-geral adjunta ressalta que o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das diretrizes do Governo do Estado, o que se reflete nos investimentos realizados na melhoria do atendimento prestado à mulher vítima de violência e a toda população da 15ª Região Integrada de Segurança Pública do Tapajós, formada pelas cidades de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis, Trairão, Itaituba e o distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira. Com a nova DEAM, a cidade de Itaituba passa a ter um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e de crimes relacionados à violência de gênero, agregado aos serviços já prestados pelas Polícias Civil e Militar na região.  É mais um reforço para a área de Segurança Pública na região do Tapajós. É em Itaituba, a maior cidade da região, em que estão sediados grandes projetos hidrelétricos no Estado do Pará, como a da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós.
ATENDIMENTO A partir do ano de 2012, com a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), que faz parte da Polícia Civil, o Governo do Estado passou a prestar atendimento diferenciado a pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, LGBTs, entre outros. Além da fundação da DAV, a elevação do número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), em todo Estado, foi outro grande avanço. Em 2011, havia no Pará cinco DEAMs. Atualmente, existem 15 Delegacias da Mulher em todo Estado.
Em 2014, o Pará passou a contar com novas Delegacias para atender todas as regiões. Entre elas, foram inauguradas as novas Delegacias da Mulher de Soure, no Marajó; Capanema, no nordeste paraense, e Barcarena, no Baixo-Tocantins. Além das novas DEAMs, foram implantados cinco polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado, tanto às mulheres quanto às crianças e adolescentes, nas regiões de Santarém, oeste paraense; Tucuruí, sudeste do Pará; Altamira, no sudoeste; Paragominas, na região da rodovia Belém-Brasília, e em Bragança, região do Caeté, nordeste do Estado. Belém conta com o Pro Paz Mulher DEAM, que é referência nacional no atendimento de mulheres vítimas de violência e que presta atendimento a casos registrados na Região Metropolitana da capital.

Fonte: Junior Ribeiro e PC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!