sábado, 7 de maio de 2016

Raio pode ter causado incêndio em fazenda no Pará

Raio pode ter causado incêndio em fazenda (Foto: Via Whatsapp)
A fazenda Santa Clara, em Ulianópolis, região sudeste do Pará, ficou parcialmente destruída após um incêndio na última sexta-feira (06). Descargas elétricas provocadas por raios teriam originado o incidente.


Devido a descarga, materiais infamáveis, como toneis de combustíveis e geradores teriam sido totalmente incendiados e terminaram provocando o aumento das chamas e dos danos. Há a suspeita, ainda não confirmada, de que os para-raios do local estariam sem manutenção, o que provocou a fragilidade da área e culminou na destruição de parte do local. Em vídeo, é possível ver as chamas que tomaram conta do barracão do local, que servia de depósito para guardar veículos e máquinas. Até o momento, não há registro de pessoas feridas.

Os raios são fenômenos naturais que resultam do choque entre descargas atmosféricas, que terminam causando a propagação de descargas elétricas. Em regiões com grande prevalência de chuvas e alta umidade, como na Amazônia, a recorrência de raios e seus riscos são potencializados. Para evitar isto, é necessário não somente possuir para-raios, como também manter sua manutenção em dia. Em 2015, uma atualização da norma NBR 5419 foi publicada. A nova regra prevê que é obrigatória uma vistoria visual do equipamento a cada seis meses.

Em áreas de condomínio, por exemplo, o síndico é o responsável por contratar profissionais para isto e pode responder criminalmente caso a fiscalização não ocorra de acordo com o prazo pedido.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!