segunda-feira, 27 de junho de 2016

EMATER REALIZA CURSO DE AVES CAIPIRAS EM ITAITUBA

A EMATER – PARÁ, através do Escritório Local de Itaituba, realizou capacitação de Aves (Galinha) Caipira, no período de 21 a 24/06/2016 nas Comunidades: Boa Vista  e São João Batista.
O treinamento foi ministrado pela Médica Veterinária Ângela Cira Lima de Queiroz, Extensionista Rural da EMATER(Santarém), onde foram realizadas oficinas de: vacinação de aves, ração alternativa, mistura mineral, PET comedouro, dentre outras orientações do sistema produtivo de aves. Contou com a participação de mais de 80 pessoas, dentre criadores de galinhas caipiras, técnicos e demais profissionais.
Essa capacitação teve por objetivo contribuir com conhecimentos voltados à produção mais eficiente, prevenção de doenças, aumento de produtividade dentre outras orientações técnicas. O projeto, que é uma iniciativa do escritório local da EMATER de Itaituba, vem estudando a possibilidade de beneficiar outras comunidades no município. Para o escritório local de Itaituba a ideia é que esse trabalho se desdobre em outras fases, pois com o treinamento o escritório local acompanhará as famílias no desenvolvimento do manejo adequado e de boas praticas. Assim sendo o projeto almeja ampliar as parceiras com os atores locais, com o intuito de oferecer exemplares de pintos de raças melhoradas aos agricultores capacitados que tenham o interesse de estruturar suas criações, assim como incentivar a comercialização.  
  
Essa demanda surgiu dos pequenos criadores de galinhas caipiras, deste modo o escritório deparou com a necessidade da capacitação, organização e orientação técnica, baseado no melhoramento do plantel, prevenção de doenças e outros, uma vez que os criadores familiares comumente lamentavam a falta de assistência e técnicas e manejo adequado das aves. Alguns criadores estavam abandonando a atividade, por falta de incentivo e conhecimentos técnicos. Foi identificado também que a maioria comumente cria  os animais apenas para subsistência e assim sendo é imperativo incentivar e estimular a comercialização.
Essa capacitação contou como apoio das diretorias da associação das comunidades envolvidas, ITACIMPASA, Câmara Municipal de Itaituba, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRA), entre outros parceiros que contribuíram de forma relevante e brilhante para consecução do curso, do mesmo modo contribuem para o fortalecimento e sustentabilidade desse segmento da agricultura familiar. Elienai Carvalho Cardoso – Engenheiro Ambiental.  Chefe local da EMATER-Itaituba.

Fonte: EMATER







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!