sexta-feira, 8 de julho de 2016

Caminhoneiros recebem atendimento de saúde no Porto da Hidrovias do Brasil em Miritituba, PA.

O Pátio de triagem da Hidrovias do Brasil é um local que recebe inúmeros caminhoneiros diariamente, conta com amplo restaurante, lavanderia, wi fi, banheiros limpos, água gelada como também de um espaço infantil com parquinho para que os filhos dos caminhoneiros possam esperar.


Este espaço é dedicado àqueles que estão em transito para descarregar na Estação de Transbordo de Cargas ETC – Tapajós Miritituba. Foi nesse ambiente que aconteceu, nesta sexta-feira 17 de Junho, uma ação social voltada aos caminhoneiros que trazem grãos de soja e milho, principalmente dos estados do Mato Grosso, para Itaituba de onde são escoadas pela hidrovia até o Porto de Vila do Conde em Barcarena.
O Programa Bem Estar Caminhoneiro contou com uma programação que incluiu consultas médicas, testes rápidos de Glicemia, HIV, Sífilis bem como de vacinas contra Febre Amarela, H1N1 e Antitetânica. Cabelereiros também estavam disponíveis para fazerem atendimentos com cortes de cabelo e barba. As atividades tiveram início ás 9h da manhã e se estenderam até as 16h. Muitos caminhoneiros foram atendidos e relataram estar muito satisfeitos com os serviços disponibilizados. Segundo eles, visto que estão quase sempre na estrada, acabam por negligenciar os cuidados com saúde e a alimentação.
Foi servido também um farto café da manhã, com muitos pães, salgados, frutas, sucos e café. Ainda como parte da programação foram realizadas palestras educativas sobre os temas: cuidados com o corpo, com a postura ao volante, alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis além de Educação Ambiental, dinamizando o tema sobre a importância no cuidado e manejo correto do lixo, para não ser jogado nas estradas. Dentro os profissionais envolvidos haviam médicos, fisioterapeutas, engenheiro ambiental, nutricionista e enfermeiros os quais tiraram dúvidas e realizaram pequenas palestras.
Além dessa ação pontual, a Hidrovias do Brasil investe em campanhas de combate à exploração sexual e de educação ambiental semanalmente neste mesmo ambiente. Essa foi mais uma de muitas iniciativas que visam minimizar os impactos das atividades de empreendimentos como a ETC-Tapajós, como também proporcionar tratamento digno aos parceiros na atividade. A ação de cidadania foi possível graças à parceria do Posto de Triagem ML e contaram com a colaboração da FAI – Faculdade de Itaituba, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, Batalhão de Infantaria e Selva - 53º BIS e comunitários do distrito de Miritituba.

Fonte: Adriana Vieira- Hidrovias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!