quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Grupo Mídia elege Hospital Regional de Santarém o melhor do Norte e Nordeste

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é o vencedor do 1º Prêmio de Líderes da Saúde Norte e Nordeste, organizado pelo Grupo Mídia, na categoria “Instituição do Ano - Saúde Pública”.
A premiação será nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife (PE). Além da “Instituição do Ano”, o prêmio conta com as categorias “Marcas Mais Lembradas”, “Personalidades em Destaque” e “Cases de Sucesso”. O Hospital Regional de Santarém tem ganhado destaque nacional por conta da qualidade e resolutividade dos serviços oferecidos à população, apesar de estar situado distante dos grandes centros. Para o diretor geral da instituição, Hebert Moreschi, isso mostra a dedicação e profissionalismo de quem atua na unidade. “Mais um reconhecimento importante para o nosso hospital, que vem coroar todo o trabalho de uma equipe engajada em fazer uma assistência em saúde resolutiva. Esse prêmio valoriza e reconhece o esforço e comprometimento de todos que estão envolvidos com a assistência à saúde da nossa população”.

O HRBA já atendeu mais 620 mil pessoas desde que a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a unidade, em maio de 2008. Mais de 4,4 milhões de procedimentos foram feitos, incluindo 30 mil cirurgias. O hospital, que pertence ao Governo do Pará, é referência em alta e média complexidades para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do oeste paraense.

Edinéia de Sousa, 53 anos, foi uma das pessoas atendidas pelo hospital neste período. Ela lutou contra o câncer de mama por sete anos, tendo passado por duas cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Hoje está curada. “O hospital é lindo e limpo e todo mundo atende com um sorriso no rosto. E isso faz muito bem para o tratamento. Sou muito feliz por poder ter sido atendida aqui”, diz Edinéia, que faz acompanhamento na unidade.

Conquistas – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, em março deste ano, a lista dos hospitais com os mais altos padrões de qualidade no atendimento fornecido à população. Foram citadas 133 instituições, entre públicas e privadas, e apenas três estavam localizadas no Norte do Brasil, todas no Pará. O Hospital Regional do Baixo Amazonas foi a única instituição pública da região Norte no ranking.

Em maio, o HRBA foi premiado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares por ter o segundo melhor projeto de gestão hospitalar do Brasil. O hospital já havia conquistando o Prêmio FBAH de Administração Hospitalar 2014.

Também em maio, mais uma publicação nacional confirmou a qualidade do serviço oferecido à população. A revista “Exame” publicou a lista com os dez hospitais públicos de excelência no Brasil. Dos quase três mil hospitais, apenas dez têm o certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O HRBA e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), também administrado pela Pró-Saúde, são os dois únicos hospitais na lista fora da região Sudeste.

O Hospital Regional de Santarém foi o primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter a certificação ONA3 – Acreditado com Excelência, em 2014. Esse processo de acreditação é feito por instituição especializada em avaliar a qualidade da assistência prestada pelas unidades de saúde. Para obter a certificação máxima, mais de 1,7 mil itens são avaliados.

Por Joab Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!