sexta-feira, 23 de setembro de 2016

15 anos do Batalhão Ambiental da PMPA

O Batalhão de Policiamento Ambiental, BPA, comemorou seus 15 anos de criação em solenidade militar na sede própria Unidade, no Parque Ambiental do Utinga, inserida na  Área de Proteção Ambiental de Belém.

Com a presença do Comandante Geral da PM, Coronel Roberto Campos,a tropa perfilada com o uniforme camuflado característico,  recebeu as autoridades convidadas, familiares dos policiais e os amigos do Batalhão. Conforme previsão regulamentar em datas comemorativas das Unidades PM, foram entregues aos policiais agraciados do batalhão,  as medalhas da Laúrea do Mérito Policial Militar e as de Bons Serviços Prestados. Na sequência, o Tenente Coronel Mauro Barbas, comandante  do BPA, abriu momento especial na cerimõnia para a entrega dos Diplomas de " Amigo do Batalhão Ambiental", às pessoas que prestaram relevantes serviços à Unidade, e na ocasião fez especial destaque ao sr Raimundo Raimundo Vicente de Souza Júnior por ter socorrido imediatamente e em veículo próprio, demonstrando alto grau de humanidade,  o Cabo Joelson Souza, do BPA,  quando este fora ferido por arma de fogo no centro de Belém em junho deste ano. Na sequencia, o momento mais solene e emocionante foi o toque de corneta em homenagem  póstuma  ao 3º SGT PM Ocimar Barbosa dos Santos,  que faleceu este ano quando exercia atividade de fiscalização ambiental no interior do Estado. Coronel Roberto Campos e o Tenente Coronel Mauro Barbas prestaram  as honras e o agradecimento aos familiares presentes, convidados especialmente para esta justa homenagem.
NÚMEROS: Somente neste primeiro semestre de  2016, já foram cumpridas 67 missões com deslocamento de tropa em todo o território parense, 720 animais resgatados e reintroduzidos no meio ambiente, mil pessoas capacitadas em ações de educação ambiental, 24 armas tiradas das ruas e 8.537 metros cúbicos de madeira ilegal apreendidos.
PARCERIAS: Por meio de Termo de Cooperação e Colaboração com A Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará, SEMAS,  o efetivo especializado  passa a dispor  a partir de hoje de 16 motocicletas e 02 quadriciclos. Todos os veículos são adaptados ao policiamento ambiental em qualquer região do Estado. Ainda este semestre, o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Publico do Trabalho,  possibilitará a aquisição de 01 (uma) lancha com capacidade operacional para  12 tripulantes e 01 (um) micro nibus com capacidade de  condução de 27 militares.
HISTÓRICO: Em outubro de 1993 foi criada a 1º Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1º CIPOMA) em Paraupebas, tornando-se em 23º Batalhão em 2006 para atender as demandas de policiamento geral daquela  região. Em abril de 1994, surge a 2º CIPOMA inserida no Parque Ambiental de Belém, com o objetivo de  proteger a  Aréa de Proteção Ambiental de Belém. Devido ao seu alto grau de especialização e operacionalidade e para fazer frente às necessidades do Estado a CIPOMA foi transformada no atual BPA, a partir de agosto de 2001.  Com base na experiencia do BPA, em 2014 a PMPA instituiu o Comando de Policiamento Ambiental em fase de implantação e com previsão de atuação doutrinária e operacional em todas as regiões do Pará.
Fonte: PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!