sábado, 15 de outubro de 2016

Estudantes indígenas realizam encontro nacional na Ufopa

Jogos indígenas do Baixo Amazonas e Tapajós (Foto: Michael Douglas/Globoesporte.com)
Mais de 500 estudantes indígenas, de diferentes etnias e regiões do país, participarão do IV Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (Enei), que ocorrerá de 15 a 19 de outubro de 2016, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA). O evento discutirá o tema “Diversidade Pluriétnica nas Universidades: Problematizando o Racismo”.

O encontro começa no sábado, dia 15, com ato público contra o genocídio indígena e os grandes projetos nacionais, a partir das 16 horas, na orla da cidade. A mesa de abertura do Enei também ocorrerá na orla, na praia em frente ao Museu João Fona, a partir das 19 horas, com a presença de representantes da Ufopa, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Governo do Estado do Pará, Diretório Acadêmico Indígena (Dain) e das Comissões Local e Nacional de organização do evento.
O Enei tem por objetivo reunir estudantes indígenas e não indígenas, de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais indígenas e não indígenas, das mais diversas áreas do conhecimento, para refletir sobre as práticas educativas em contexto intercultural, enfatizando diálogos de saberes, atuação profissional e educação superior.

Além de buscar fortalecer o movimento indígena nacional, o encontro visa também socializar experiências e pesquisas no ensino superior indígena, a partir da apresentação de estudos que envolvam os povos indígenas, com ênfase nas temáticas de Educação, Sustentabilidade e Territorialidade, Direito e Movimento Indígena, Saúde e Tecnologias.

Programação - O Enei prossegue no domingo, dia 16, a partir das 9 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, com debate sobre o racismo institucional contra povos indígenas nas universidades e a importância do movimento estudantil indígena na academia. À tarde, a partir das 14 horas, haverá rodas de conversas sobre temas como a participação de lideranças indígenas no processo de construção de uma nova universidade; e o papel das organizações indígenas frente à conjuntura político-econômica nacional e internacional.

Confira a programação completa no site http://ufopa.edu.br/enei2016. 
Comunicação/Ufopa


Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Câmpus Amazônia
Av. Mendonça Furtado, 2946, Bairro Fátima
Santarém - PA - Brasil
Coordenação de Comunicação
www.ufopa.edu.br
http://twitter.com/ufopa
http://www.facebook.com/ufopa
www.youtube.com/user/comunicaufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!