quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Deputado Márcio Miranda é eleito Pte. da Alepa pela terceira vez consecutiva e com votação histórica

O deputado estadual Hilton Aguiar, parabenizou o presidente por mais esta vitória, lhe desejando muito sucesso neste novo mandato à frente do parlamento estadual.
Mudança que irá alterar número de sessões parlamentares na Alepa terá validade até o mês de setembro deste ano, quando se encerra o período de campanha eleitoral. (Foto: Divulgação/Alepa)
O deputado Márcio Miranda foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) pelo terceiro biênio consecutivo com os votos dos 32 deputados presentes na votação. A eleição é histórica. Essa é a primeira vez que um parlamentar é eleito presidente do Poder Legislativo paraense por três mandatos consecutivos. A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira (06/12), no plenário Newton Miranda, sede do Parlamento paraense, em Belém, onde ocorreu também a eleição na nova Mesa Diretora, que tem na sua composição os deputados Cilene Couto (1ª vice-presidente), Miro Sanova (2º vice-presidente), Cássio Andrade (1º secretário), Fernando Coimbra (2º secretário), Airton Faleiro (3º secretário) e Soldado Tércio (4º secretário), eleitos por 30 dos 32 deputados presentes.

“Para mim fica claro que o momento em que nós vivemos é um momento crítico na vida nacional envolvendo a classe política. A nossa união, o nosso trabalho em conjunto aqui no parlamento: debatendo, discutindo, divergindo, muitas vezes com enormes diferenças entre nós, diferenças que são salutares, diferenças que tornam o legislativo também um poder diferente e as diferenças não foram suficientes pra nós perdermos o rumo. A nossa união permitiu que o Parlamento do Pará - ao longo desses anos, com sugestões de vossas excelências, com o apoio dos senhores e senhoras deputadas – fizesse grandes transformações para que pudéssemos adequar esta Casa ao novo momento”, disse o presidente reeleito Márcio Miranda.

A primeira vice-presidente eleita é a deputada Cilene Couto, destacou o trabalho consolidado na gestão do deputado Márcio Miranda e os desafios diante do atual cenário político nacional. “A palavra de ordem é gratidão, primeiramente ao presidente Márcio Miranda, que tem se dedicado diuturnamente ao empenho do poder Legislativo do Estado do Pará ao longo dessa gestão e junto com seus pares tem consolidado grandes conquistas, buscado o diálogo, a transparência de uma administração suprapartidária, responsável. E eu venho me somar nesse novo biênio com essa administração que só orgulha aos funcionários e aos deputados, mas, acima de tudo, também a sociedade, porque o presidente Márcio tem buscado, de forma persistente, a aproximação do poder Legislativo com a sociedade. É um novo desafio, nós sabemos que dentro do contexto nacional, hoje, a classe política vive uma falta de credibilidade e precisamos desmitificar isso, é preciso mostrar que existem bons políticos, bons trabalhos e é isso que o Legislativo do Pará vem fazendo e com este novo desafio, nós vamos procurar dar continuidade com esse trabalho consolidado já pelo nosso presidente Márcio Miranda”, afirmou Cilene.

Deputado de primeiro mandato, Miro Sanova destacou a importância de ocupar a cadeira de 2º vice-presidente da Alepa. “Fazer parte da Mesa Diretora representa muito como parlamentar e para o meu partido. Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa gestão. Pretendo colaborar com o presidente Márcio Miranda e toda Mesa de forma que juntos possamos contribuir cada vez mais com a gestão séria e comprometida que o presidente vem realizando e que já marcou a história do Poder Legislativo Paraense. A reeleição do deputado Marcio Miranda é por merecimento. Se ele conseguiu é por seus próprios méritos, porque é um grande presidente. Ele valoriza o diálogo com todos os deputados de todos os partidos e coloca a Casa sempre à disposição da sociedade”, ressaltou o 2º vice-presidente eleito. 

O cargo de 1º secretário passa a ser do deputado Cássio Andrade. Ele tem a função de gerir a Alepa. O parlamentar já adiantou que há novas ideias a serem debatidas para que a Alepa continue no mesmo rumo no corte de despesas da Casa. “Os cortes que fizemos no passado diminuíram os repasses para Alepa, mas aumentou, com isso, o repasse para o Ministério Público e para o Poder Judiciário, o que permitiu a contratação de novos promotores e juízes. A Alepa tem responsabilidade com o povo, isso não é só um discurso, é a prática também, tanto que hoje é uma das casas modelo na transparência das contas públicas, nos salários dos servidores. Mais de 90% de todo o processo licitatório é feito por meio de pregão eletrônico, que é um mecanismo muito transparente e muito seguro. Essa Casa já deu muitos sinais para a sociedade retirando mordomias que existiam aqui. Existia aqui os 14º, 15º e 16º salários, que era a chamada Ajuda Paletó, a Aposentadoria Especial, Convocação Extraordinária, Auxílio Moradia, todas extintas”, disse Cássio Andrade.

“O mundo altera rapidamente, as mudanças são muito rápidas, é necessário todo tempo a gente ficar atentos para se renovar, reciclar-se. Por isso, quero agradecer o apoio de todos e dizer que nós temos que continuar vigilantes, continuar unidos, mesmo com as diferenças políticas, partidárias, o Poder Legislativo tem que estar acima dos nossos próprios interesses. Ao defender e reforçar o Parlamento, estamos reforçando os nossos mandatos. O parlamento precisa estar indo ao encontro do que pensa a população. Fica um novo desafio para este momento que se apresenta a vida nacional, para os políticos em geral: que consigamos ficar em sintonia com as ruas, em sintonia com a sociedade, manter a união com os outros poderes, com independência, com respeito, mas também, procurarmos sempre o diálogo”, reiterou o presidente Márcio Miranda.

O deputado Airton Faleiro, que na gestão anterior ocupava a cadeira de 4º secretário, agora foi eleito 3º secretário. “Esse foi um processo (de eleição) muito bem trabalhado, embora seja difícil conseguir 100% de unanimidade, mas a maioria absoluta dos parlamentares apostou nessa chapa e isso faz com que dobre a nossa responsabilidade porque vamos fazer essa gestão em um momento de muita turbulência política e essa gestão tem que dialogar para fora da Assembleia Legislativa, mas tem que dialogar para dentro também, com cada deputada e deputado que nos elegeram, primando sempre pela transparência das atividades e valorizando o Colégio de Líderes e com todos os partidos, votando de acordo com os anseios de toda a sociedade”, destacou Airton Faleiro.

Eleito 4º secretário da Mesa Diretora, o deputado Soldado Tércio elogiou a atuação firme e clara do deputado Márcio Miranda na presidência da Alepa. “O presidente Márcio Miranda é muito solícito e detém a aprovação de quase todos os deputados da Casa legislativa, pois é um gestor muito pé no chão, que sempre procura dialogar com cada bancada, com cada deputado, expondo as dificuldades e destacando a forma com que temos que atuar fora do parlamento para manter a compostura. E a Mesa Diretora traz dois novos deputados na sua composição e eu sou um deles, o que para mim é um desafio porque estamos vivendo um momento em que a classe política brasileira está sendo demonizada e, então, daremos a nossa contribuição para a gestão do deputado Márcio Miranda. Vejo a eleição da nova Mesa Diretora com bons olhos porque o presidente conseguiu conciliar com todos, nesse sistema do pluripartidarismo e deu um alento a cada um dos partidos”, disse o deputado Soldado Tércio

SERVIDORES - Uma faixa exposta na galeria da Alepa chamou a atenção: era uma faixa de apoio à reeleição à presidência do deputado Márcio Miranda assinada pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Sindalepa).

“Eu também não posso deixar de fazer um agradecimento e uma referência àquela faixa ali atrás. Eu, quando entrei aqui no recinto, fiquei muito emocionado ao ver uma manifestação do sindicato dos funcionários desta Casa apoiando nossa chapa. Muito obrigado aos funcionários, muito obrigado aos deputados e nós vamos continuar honrando até o último dia deste mandato, honrar os votos dos deputados, honrar a confiança e que Deus nos guie nesses dois anos. Muito obrigado a todos!”, concluiu Márcio Miranda.

ELEIÇÃO - A eleição para o segundo biênio (2017 – 2019) da 18ª legislatura foi conduzida pela atual 1ª secretária, deputada Ana Cunha, obedecendo aos critérios do Regimento Interno da Alepa e com a inscrição de chapa única. Permaneceram em plenário apenas os parlamentares e os servidores envolvidos diretamente com a reunião preparatória. Em duas votações secretas, os deputados foram chamados em ordem alfabética para preencherem as cédulas na cabine e depositá-la na urna, devidamente verificada pelos líderes dos partidos com representação na Alepa.

Texto: Andreza Batalha
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!