terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Itaituba: Importância da Defesa Civil Municipal é discutida em encontro no 7ºGBM.

Uma equipe técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará –CEDEC - esteve em Itaituba para participar de um encontro no auditório do 7º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaituba- 7ºGBM - com representantes dos municípios do sudoeste do estado, com a finalidade de conscientizar os gestores municipais quanto à importância das COMPDEC.

Um dos assuntos debatido no encontro foi à transferência de recursos estaduais e federais destinados às ações da defesa Civil, bem como, visará à estruturação, fortalecimento e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC, no âmbito do Ministério da Integração Nacional, é o órgão central desse Sistema, responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal - com ampla participação da comunidade. Todos os órgãos do SINPDEC têm atribuições, e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/CEDEC, faz parte deste contexto, sendo responsável por implementar as ações de proteção e Defesa civil no  âmbito do estado do Pará.
Uma capacitação para prevenção de riscos e desastres será realizada em Itaituba nos próximos dias. A capacitação terá como público Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Defesa Civil, viabilizando aos participantes o estudo de ferramentas ligadas às ações de defesa civil diante dos episódios de desastres.

FONTE: JUNIOR RIBEIRO 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!