terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Itaituba recebeu duas ambulâncias do governo do estado através do Dep. Hilton Aguiar.

Entre os 18 municípios contemplados pelo governo do estado; Itaituba recebeu duas ambulâncias através da emenda do Deputado Estadual Hilton Aguiar.
O Deputado Estadual Hilton Aguiar participou de uma cerimonia para entrega de ambulâncias e equipamentos de saúde para 18 municípios do estado. Hilton Aguiar esteva em companhia da vereadora; Antônia Borroló e  Iraci do Socorro Miranda (que no ato representou o prefeito de Itaituba Valmir Clímaco) e receberam das mãos do governador em exercício Zequinha Marinho e do chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale as chaves das duas ambulâncias destinadas ao município de Itaituba, conseguidas através de emenda parlamentar.
Uma cerimônia concorrida, com a presença de prefeitos, secretários de Estado e deputados, no Palácio de Governo, marcou nesta terça-feira (7) a entrega de 18 ambulâncias, uma ambulancha e equipamentos de saúde para 18 municípios paraenses. A cerimônia foi à primeira de 2017 a receber representantes de lideranças comunitárias, de administrações municipais, do Legislativo e do Executivo para a assinatura de termos de compromisso e responsabilidade para a entrega das chaves e documentações dos veículos e equipamentos de saúde – resultado de R$ 1.995.904,45 investidos pelo Executivo, com recursos viabilizados por emendas parlamentares.
Presidida pelo governador em exercício Zequinha Marinho, a cerimônia foi para muitos novos prefeitos o primeiro encontro oficial com dirigentes Legislativo e do Executivo após assumirem mandatos. Participaram da entrega também o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda; o chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale; a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloísa Guimarães, e a nova titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ana Cunha.
Apoio – A entrega de equipamentos, ambulâncias e ambulancha atendeu aos municípios de Curuçá, Mocajuba, Bragança, Jacundá, Itaituba, Breves, Cachoeira do Piriá, Uruará, Dom Eliseu, Palestina do Pará, São Félix do Xingu, Cametá, Oriximiná, Acará, Maracanã, Garrafão do Norte, Marapanim e Alenquer. Ao todo, foram repassados às administrações municipais uma ambulancha, 15 ambulâncias tipo A (de pequeno porte e destinadas a transporte de paciente sem risco de vida), três ambulâncias tipo B (destinadas ao suporte básico e transporte de pacientes em risco de vida e sem necessidade de intervenção no local), dois aparelhos de raio-x, uma mesa cirúrgica e um aparelho cardioversor (que pode restaurar o ritmo cardíaco).
“Esta cerimônia trata de equipamentos que resgatam a dignidade de seres humanos em várias localidades. Entregamos itens que reforçam a segurança do transporte em saúde de urgência e emergência nesses municípios. Agora, o que pedimos é que as administrações olhem com carinho pela atenção básica em saúde, que é ação fundamental dos municípios, para que menos casos precisem se usar desses veículos”, disse Heloísa Guimarães, citando avanços significativos conquistados pelo Estado em 2016, como a queda do índice de mortalidade infantil.
União – Representando as 18 administrações municipais contempladas pela cerimônia, o prefeito de Alenquer, Juraci de Souza, ressaltou que todas as administrações municipais passam hoje pelas mesmas dificuldades em período de crise e problemas econômicos do país. “Muitos prefeitos receberam administrações caóticas, mas estamos de cabeça erguida, pois, com a ajuda do governo e parlamentares, vamos trabalhar juntos, de forma aguerrida, para dar cada vez mais dignidade à população do Estado”. Já são mais de 200 ambulâncias entregues nessa legislatura. Em parceria com o Executivo e em sintonia com as necessidades de comunidades e municípios do Pará, cumprimos um papel de ajudar o Estado. O Pará foi o último Estado brasileiro a entrar na crise, e o fez de forma mais tranquila, com condições dadas pelo Legislativo”, disse o presidente da AL, Márcio Miranda.
O deputado citou ainda a aprovação recente de medidas de austeridade e ajustes nas contas do governo – e a condição do Pará como um dos poucos estados que ainda seguem investindo em saúde e outros setores mesmo frente à crise. “No momento de crise, não faltamos com o governo e com os municípios”, asseverou. “Diante das dificuldades de vários Estados vizinhos, poder ainda entregar equipamentos como esses significa muito a se comemorar. A atenção básica à saúde é fundamental, principalmente num momento em que o Pará se organiza para atender melhor a média e alta e complexidade no interior. Como cidadão do interior que sou, sei o quanto pode significar uma ambulância, o quanto ela faz diferença”, assinalou Zequinha Marinho.

Por Lázaro Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!