sexta-feira, 26 de maio de 2017

Itaituba: Porto da balsa é liberado por professores

No início da noite desta quinta feira (25), por volta das 18h30min, o SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) interditou o porto da balsa que faz a travessia entre Itaituba e Miritituba, sudoeste do Pará.
Os profissionais da educação da rede pública municipal de Itaituba estão em greve desde o dia 15 de maio. O sindicato luta por reajuste dos vencimentos base da categoria da educação. O prefeito do município, Valmir Clímaco, diz não haver possibilidade de reajustar o salário dos professores. A policia militar esteve no porto da balsa para negociar a liberação do local, mas sem sucesso. 
Os professores estavam acampados no Paço Municipal, onde a funciona a prefeitura. Como o movimento não estava tendo o efeito esperado, eles resolveram radicalizar, e interditaram o porto da balsa, causando um grande transtorno aos motoristas que estavam chegando e saindo do município. 
Desde inicio do governo do prefeito Valmir Clímaco várias reuniões foram realizadas para se discutir sobre a possibilidade de reajuste salarial. O governo diz que não tem recurso para dar aumento, porem os professores não aceitam 0%. Entraram em estado de grave, e agora a vários dias estão em greve. O secretário de educação Hamilton Pinho esteve no SINTEPP e explicou a real situação do município, mas os professores não concordam com o argumento do governo e querem aumento de que qualquer jeito. Segundos em seus estudos realizados há recursos para o governo dar um reajuste.
Na manhã desta sexta feira, 26, a empresa Rodonave Navegações encontrou uma alternativa para resolver o problema, começou atracar no porto do empresário Acari na estrada do bis. Com isso o movimento enfraqueceu e os professores deixaram o porto da balsa, logo cedo atearam fogo em pneus.  Os professores retornaram a sede do SINTEPP para tirar novos encaminhamentos sobre a greve. 

Fonte: RPI e Junior Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!