quinta-feira, 31 de maio de 2018

Adepará prorroga prazo de vacinação contra a febre aftosa

Para evitar maior comprometimento nos resultados da etapa de vacinação devido à paralisação dos caminhoneiros, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) prorrogou em 15 dias a vacinação contra febre aftosa.
Com isso, a campanha que se encerraria nesta quinta-feira (31) foi estendida até 15 de junho em todo o território paraense, com exceção do arquipélago do Marajó e dos municípios de Faro e Terra Santa. A Adepará ressalta que o prazo de notificação da vacinação nos escritórios da Agência está mantido até 15 de junho.

Segundo o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, da Adepará, George Santos, vários estados solicitaram a prorrogação do prazo devido dificuldades na distribuição e venda de vacinas. “Com a paralisação dos caminhoneiros, a distribuição de vacinas foi afetada e muitas localidades estão sem o produto para revender. O deslocamento dos produtores até os escritórios da Adepará também foi afetado, sendo mais prudente prorrogar o prazo para que nenhum produtor seja penalizado”, explicou.

A previsão é vacinar mais de 20 milhões de animais em 107.627 propriedades até o dia 15 de junho, fim do prazo. A vacinação é a única forma de proteger o rebanho do Estado contra a doença, que causa sérios prejuízos ao mercado, com a diminuição na produção de carne e leite de rebanhos afetados. Vale lembrar que a não vacinação ou a ausência de comprovação implica multa ao produtor, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.

Fonte: http://www.adepara.pa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!