sexta-feira, 4 de maio de 2018

Itaituba: Audiência publica é realizada para discutir demarcação do Parque Nacional da Amazônia.

Na manhã desta quinta feira, 03 de maio, aconteceu no plenário da câmara municipal de Itaituba uma audiência publica para se discutir sobre a demarcação do Parque Nacional da Amazônia.
A audiência foi realizada pela câmara de vereadores a pedido dos moradores das comunidades que estão dentro do Parque Nacional da Amazônia, que lutam por uma nova demarcação. Participaram da audiência representantes das comunidades, vereadores, representantes do ICMbio, do STTR, Deputado Estadual Hilton Aguiar e o Prefeito Valmir Clímaco, não compareceram representantes do INCRA e Terra Legal. Os moradores de 05 comunidades que estão dentro do parque lutam para uma nova demarcação que deixe as comunidades fora, eles alegam que já moram há bastante tempo no local, mas não podem trabalhar, pois são fiscalizados rigorosamente e ate multados pelo ICMbio. 
Em entrevista a imprensa o analista ambiental do ICMbio Rodrigo Cambará disse que o INCRA tem que reconhecer os títulos fundiários na área que foi desafetada em 2012, 170 mil hectares, érea que segundo ele daria para abrigar todas as 12 comunidades, mas que após a desafetação ficaram 05 comunidades dentro do parque: Nova Integração; Monte Verde; Nova Fronteira; Novo Horizonte e São Manuel, Rodrigo relatou que algumas pessoas estariam entrando na área do parque, e que alguns não tem perfil de agricultor, e isso não será permitido. Para ele a solução seria o INCRA reconhecer os títulos e acomodar os moradores das 05 comunidades na área que foi desafetada, porque uma nova demarcação que deixe as 05 comunidades fora do parque será muito difícil.
O Deputado Hilton Aguiar que foi convidado para audiência que vai levar a demanda das comunidades aos órgãos competentes, através do Deputado Chapadinha, e ressaltou a demarcação para tirar as famílias do parque é uma luta antiga das comunidades.

Fonte: Junior Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!